O projeto foi desenvolvido com 75 alunos da educação infantil (pré-escola I A, II A, II C). O ponto de partida para o desenvolvimento do projeto foi o levantamento das experiências vivenciadas pelos alunos em relação ao meio de transporte utilizado por seus familiares para trazê-los à escola. A partir de seus relatos,verificou-se a existência de condutas inadequadas no transporte desses alunos e foram levantadas algumas situações-problema, como: transporte de crianças com menos de sete anos, sem capacete,
em motocicleta; crianças conduzidas no banco da frente de carros, sem cinto de segurança e sem assento adequado; transporte de criança sentada no guidão da bicicleta, etc.
Frente a essas situações, lançou-se um questionamento: Como mobilizar a família às práticas adequadas no transporte de ida e volta das crianças? E, a partir daí, organizou-se ações que mobilizaram os alunos e depois a comunidade escolar.
Para promover mudanças de comportamento da família a partir do aluno, foi planejado diversas ações que levaram à mudança de postura frente a um novo paradigma de segurança no trânsito. Sabemos, entretanto, que são necessárias ações de implementação ao processo educativo para a garantia de um trânsito seguro. O projeto partiu da proposta de atividades lúdicas e musicais que possibilitou a mobilização para a conscientização das crianças sobre as noções de segurança no trânsito. Em curto e médio prazo, a proposta pretendeu compartilhar informações entre alunos participantes junto aos familiares, que objetivaram a mobilização da comunidade escolar à atitudes adequadas e na manutenção de um trânsito saudável e seguro para todos, com ações que pudessem fortalecer as políticas de educação para o trânsito.
Por Cristiane Portela Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário