No dia 22 de novembro apresentamos a culminância do projeto Uma Viagem ao Mundo da Literatura Infantil.
Devido às constantes mudanças que vêm ocorrendo na educação e a grande preocupação que acentua cada vez mais em formar o aluno integralmente, ou seja, um indivíduo preparado para a vida, autônomo, crítico e consciente do seu papel enquanto cidadão depara-se com a importância da leitura nos processos de aprendizagem do ser humano, levando em consideração o fato de que, lendo, se aprende a interpretar os diversos mundos que a literatura infantil apresenta.
Sabendo interpretar, automaticamente acontece o ato de criticar. E nisso, encontra-se a oportunidade de através da Contação de Histórias formarem leitores críticos, onde o botão mágico para despertar o gosto pela leitura estará inserido nesta prática.
O primeiro contato com as obras literárias não exige o domínio do código escrito, pois a criança pode interagir com a história e interpretá-la mesmo através das suas ilustrações. A história, dentro de seu mundo imaginário, trata de relações e situações reais, que a criança não pode entender sozinha.
A Arte está presente em todas as formas de cultura e o Teatro é uma delas. Estudos relatam que o ato de representar existe desde os tempos mais remotos, em que se passava pelos rituais primitivos de concepções religiosas, até formalizar-se com os gregos tendo o Teatro como arte. Quanto ao seu papel educacional, filósofo Platão considera a arte como um instrumento fundamental de educação. Por isso a necessidade de elaborar um projeto tendo como base principal a dramatização dos alunos, não só pelo ato de dramatizar e dançar em si, mas também pela necessidade da turma quanto ao trabalho em equipe, o reconhecimento, companheirismo e amizade pelo outro, que certamente o trabalho com o teatro e a dança, poderia proporcionar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário