Institucional

MINHA ESCOLA TEM HISTÓRIA

“E como para muita estrela o céu azul não baste”, caiu como um raio dourado de luz para iluminar, com o seu saber, os horizontes de pequenos aprendizes.

Assim nasceu Ana Lúcia de Oliveira Batista, uma bonequinha de louros cabelos e pele alva, para aquecer os braços de seus pais José Batista da Cunha e Édima de Oliveira Batista, no dia 07 de julho de 1965, em Campo Grande-MS.

Em Ivinhema – MS, viveu faceira sua meninice e desfrutou dos simbolismos da infância até seus doze anos, quando retornou à cidade de Campo Grande para se preparar para a sublime missão a que estava destinada. Na Escola Municipal José Rodrigues Benfica cursou, em 1978 e 1979, a 6ª e 7ª séries e, em 1980, a 8ª série do Ensino Fundamental no Colégio Dom Bosco.

Já na adolescência, seu ideal de vida e trabalho começava a se revelar conduzindo a jovem Ana Lúcia ao curso de Magistério da Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes e da Escola Estadual Joaquim Murtinho, onde teve sua conclusão.

Ávida pelo exercício do magistério deu início à sua vida profissional na Escola Municipal Padre José de Anchieta, onde descobriu sua aptidão para lecionar na Pré-Escola. Meiga e carinhosa esbanjou seus dons de mestra e o grande amor pelas crianças enquanto trabalhava nas Escolas Municipais Professora Marina Couto Fortes e Domingos Gonçalves Gomes.

A busca pelo saber e pela competência profissional a levou à Faculdade de Pedagogia da UNOESTE / SP e aos estudos de aperfeiçoamento para o ensino no Pré-Escolar. Concretizou sua exitosa experiência nas Escolas Municipais Professora Iracema de Souza Mendonça e José Rodrigues Benfica.

Sua dedicação à educação foi notória e decisiva no convite recebido em 1994 para assumir a Direção Adjunta da Escola Municipal Major Aviador Y-Juca Pirama de Almeida, função exercida por dois anos. A seguir, assumiu o cargo de Diretora Escolar dessa mesma escola, destacando-se por seu dinamismo.

A carreira profissional meteórica da professora Ana Lúcia de Oliveira Batista foi abalada, no ano de 2001, por severa doença que, entretanto, não a impediu de se envolver com as realizações da escola. Apoiada pelos amigos e familiares enfrentou seu mal e lutou pela vida durante três anos e, em 6 de setembro de 2003, deixou esta existência para brilhar em outra dimensão.

Seu exemplo de cidadã e de profissional comprometida com os ideais de uma educação de qualidade para todos não pode ser esquecido e foi exaltado na nomeação de uma escola que, como ela, realiza um projeto pedagógico inovador alicerçado na convicção de que a educação de qualidade gera condições para que nossas crianças e jovens possam intervir e transformar as realidades em que vivem e construir um mundo melhor.

A história de vida da educadora Ana Lúcia de Oliveira Batista se prolonga no histórico da Escola Municipal, de Tempo Integral, Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, que marca um novo projeto para o ensino público de qualidade.

A concepção da escola de tempo integral nasceu da idealização da Secretária Municipal de Educação, professora Maria Cecília Amendola da Motta, alicerçada nos pressupostos teóricos do Dr. Pedro Demo, consultor da Secretaria Municipal de Educação no período de 2005 a 2008 e mereceu o apoio do Prefeito Municipal de Campo Grande, Dr. Nelson Trad Filho.

No ensejo da concretização dessa nova concepção de escola pública, dois projetos tiveram início em 2007: o teórico metodológico, desenvolvido por uma equipe técnica da Coordenadoria Geral de Gestão e Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, e o arquitetônico, desenvolvido pela arquiteta Zuleide Shimabukuro Higa, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SESOP) da Prefeitura Municipal de Campo Grande. O projeto teórico metodológico buscou explicitar os fundamentos político-sociais, epistemológicos e pedagógicos que sustentariam as decisões e ações docentes na escola. O projeto de engenharia arquitetônica teve início em novembro de 2007, sob a responsabilidade da empresa START Engenharia LTDA, com vistas a garantir os espaços e ambientes de aprendizagem, necessários à efetivação do projeto pedagógico.

Em 21 de maio de 2008 deu-se a criação da Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista pelo Decreto n. 10.49, publicado no Diário Oficial em 26 de maio de 2008 e em 1º de julho de 2008 o prefeito Dr. Nelson Trad Filho inaugura a escola com o seguinte pronunciamento:

A Escola de Tempo Integral é mais do que um avanço na educação promovida em Campo Grande. É a certeza de que nossas crianças e jovens estão sendo preparados no presente para ganhar o futuro. NELSON TRAD FILHO

Em 9 de fevereiro de 2009, sob a luz de sua ilustre patronesse, a Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista deu início ao seu funcionamento.

Rosângela Ruas Chelotti Campo Grande, 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário