quarta-feira, 24 de julho de 2013

PEQUENOS OBSERVADORES , GRANDES PESQUISADORES





                  A criança tem um verdadeiro fascínio pelos elementos da natureza e suas transformações.Elas são muito  generosas em compartilhar seu encanto com o mundo, é  impossível ficar imune ao seu olhar curioso e a sua energia pulsante para tudo à sua volta.Elas são verdadeiras mestras em nos tirar do lugar comum com suas perguntas e investigações. Como diria o poeta Manuel de Barros, em seu livro Memórias Inventadas - a infância: '' Tudo que não é inverno é falso',assim são as curiosidades indagadas pelas crianças. Ainda que eu responda cinquenta por quês?ainda ficará noventa e nove esperando por respostas. Assim as observações cientificas realizadas pelos alunos tornam-se momentos lúdicos e prezerosos.

A pesquisa realizada no mês de maio, Lagarta ou Borboleta?trouxe momentos de  alegria, descontração e muitas curiosidades.Ao realizar o conhecimento prévio com os alunos, a respeito de como nascem as borboletas? as respostas foram encantadoras.Foi possível enriquecer o trabalho com rodas de conversas, observações diárias do casulo deixado em um lugar visível aos alunos, como a lagarta havia construído seu casulo recentemente e foi retirado da planta, as vezes  saia para fora do casulo, quando  isso acontecia era uma festa ,os alunos riam, gritavam e batiam palmas. A aluna Maisa, colocou nome na futura borboleta e disse a sua mãe que também queria um casulo para deixar na sua casa, assim poderia  ficar olhando quando se transformasse em borboleta.Essa pesquisa integrou-se as atividades de artes com a construção de lagartas e borboletas com material reciclado, linguagem oral,linguagem matemática  e ao estudo de ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário