A criança tem um verdadeiro fascínio
pelos elementos da natureza e suas transformações.Elas são muito generosas em compartilhar seu encanto com o
mundo, é impossível ficar imune ao seu olhar
curioso e a sua energia pulsante para tudo à sua volta.Elas são verdadeiras
mestras em nos tirar do lugar comum com suas perguntas e investigações. Como
diria o poeta Manuel de Barros, em seu livro Memórias Inventadas - a infância: '' Tudo que não é inverno é falso',assim
são as curiosidades indagadas pelas crianças. Ainda que eu responda cinquenta por
quês?ainda ficará noventa e nove esperando por respostas. Assim as
observações cientificas realizadas pelos alunos tornam-se momentos lúdicos e
prezerosos.
A pesquisa realizada no mês de
maio, Lagarta ou Borboleta?trouxe
momentos de alegria, descontração e
muitas curiosidades.Ao realizar o conhecimento prévio com os alunos, a respeito
de como nascem as borboletas? as respostas foram encantadoras.Foi possível
enriquecer o trabalho com rodas de conversas, observações diárias do casulo
deixado em um lugar visível aos alunos, como a lagarta havia construído seu
casulo recentemente e foi retirado da planta, as vezes saia para fora do casulo, quando isso acontecia era uma festa ,os alunos riam,
gritavam e batiam palmas. A aluna Maisa, colocou nome na futura borboleta e
disse a sua mãe que também queria um casulo para deixar na sua casa, assim
poderia ficar olhando quando se
transformasse em borboleta.Essa pesquisa integrou-se as atividades de artes com
a construção de lagartas e borboletas com material reciclado, linguagem oral,linguagem matemática e ao estudo de ciências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário