segunda-feira, 4 de março de 2013

Educação Ambiental

Os princípios de Educação Ambiental para a Escola em Tempo Integral - ETI, entendidos como um processo permanente, no qual os estudantes, juntamente com a comunidade tomam consciência do seu ambiente, buscando experiências, valores, atitudes, competências e habilidades para efetivamente atuarem individual ou coletivamente, na busca de ações e soluções de forma crítica e responsável, nos conflitos presentes e futuros relativos à problemática ambiental.
Estes princípios devem ainda compreender a busca da qualidade de vida, que vem ao encontro de sensibilizar sujeitos capazes para atitudes conscientes no exercício da cidadania, inclusão social, o respeito, a convivência harmônica e a tolerância, no universo escolar e no ambiente externo em seus aspectos de auto-compreensão do lugar ocupado na sociedade.
A educação ambiental deve ser efetivamente atuante, seguindo dois processos: o processo formal que são atividades elaboradas e aplicadas no ambiente interno da escola, em um processo criativo construído pelos educadores da escola, permeando todas as unidades curriculares, e também direcionado e construído pela comunidade escolar. E ainda, o processo informal, caracterizado por atividades e ações, realizadas fora do ambiente escolar, envolvendo a flexibilidade de métodos, técnicas, conteúdos, para atingir públicos diversificados e variados em suas características socioeconômicas.
Pensar o meio ambiente como plataforma ambiental da ETI, é além de todas as convenções, recriar um ambiente de convívio determinante para a aprendizagem de valores e atitudes, considerando o ambiente escolar como alicerce para promover o processo de sensibilização ambiental, em sua visão total e integrada, observando a interação e a interdependência entre os seus componentes.
O ambiente analisado em sua totalidade levará a comunidade escolar a perceber o ambiente, não só na visão reducionista do senso comum, que é apenas ecológica, e sim como sistema composto por fatores intrínsecos relacionados aos aspectos sociais, culturais, econômicos e também, os ecológicos.
Partindo do pressuposto que os estudantes da ETI são sensibilizados às questões ambientais, estes se tornam multiplicadores na comunidade externa e adotarão como princípio, que os aspectos socioambientais ultrapassam os limites do ambiente escolar, compreendendo que as ações realizadas em qualquer lugar afetarão de forma orgânica, outros ambientes.
Adotar os princípios da sustentabilidade em sua totalidade, é a busca neste projeto inovador da ETI, vislumbrando que o educando é preparado para a pesquisa, assim tem embasamento técnico-científico para a descoberta, fato este, que muitos estudiosos da área cognitiva, afirmam que deva ser trabalhado na infância, pois é nesta fase que a criança é curiosa, e a descoberta para ela sempre é motivador para a aprendizagem.
Esta concepção de educação para o meio ambiente é uma iniciativa de estudo e projetos para a compreensão e valorização da sustentabilidade, no meio escolar ou no dia-a-dia do educando. Entender o processo da sustentabilidade por meio da pesquisa e autoria é preponderante para os estudantes e equipe da comunidade escolar, que são orientados para uma transformação sócio-ambiental no ambiente que os circunda, respeitando todos estes princípios.
Essa postura prevista no contexto escolar da ETI traz possibilidades para conhecimento de técnicas e efetivação de ações conservacionistas e preservacionistas no ambiente escolar, utilizando-se de métodos e técnicas estimuladoras para os pequenos cientistas.
A informática, as diferentes mídias e o apoio da comunidade escolar, em seu múltiplo uso e ações, são ferramentas imprescindíveis para o sucesso deste projeto.
É nesta perspectiva que se pretende discutir a educação ambiental, propondo trazer a problemática ambiental para dentro da escola, significando vivência contínua, que impregne as aulas regulares e as extraclasses, não se limitando a certos ambientes de aprendizagem e a algumas datas especiais.
Assim, ultrapassando os discursos e as manifestações esporádicas, a inserção da dimensão ambiental no currículo, implica na produção de posturas éticas comprometidas com a vida, alicerçadas em dois fatores principais:
a) No conhecimento científico, na compreensão articulada dos elementos que compõem o meio ambiente e nos processos históricos, sociais, culturais da humanidade e suas múltiplas interrelações e determinações.
b) Na vontade e na possibilidade de ultrapassar seus próprios limites, a respeito do que cada um pode fazer para a construção de um mundo melhor para todos.
Um projeto desta envergadura deve ser ambicioso, o que não significa o desconhecimento das dificuldades inerentes a sua implantação na escola. Exige, de todos os envolvidos, o reconhecimento e a coragem para produzir e assumir uma concepção de mundo.

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