Um dos princípios que norteiam a concepção da Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, em Tempo Integral, é o meio ambiente.
Não sendo mais mero objeto de extensão ou de eventos, meio ambiente passa a figurar como componente intrínseco da aprendizagem, na condição mais concreta de alfabetização imprescindível. O foco estará, sempre, no compromisso de fazer do meio ambiente referência do processo de aprendizagem, inclusive das plataformas eletrônicas.
Primeiro, o corpo docente deve destacar-se também pela sensibilidade à causa do meio ambiente, incluindo-se nisso, produção própria individual e do grupo. Segundo, a direção e coordenação devem ter em mente, como tarefa intrínseca do projeto, cultivar o cuidado ambiental permanente, como parte integrante da formação do aluno. Terceiro, a escola deve colaborar com a comunidade nesta causa.
O cuidado ambiental deve incluir:
a) Tratamento adequado da alimentação escolar;
b) Tratamento adequado do lixo na escola, tendo como protagonistas centrais os alunos;
c) Tratamento adequado do espaço físico da escola, e respectiva higiene e limpeza;
d) Tratamento adequado do espaço ecológico da escola;
e) Cuidado com o ambiente ecológico das redondezas;
f) Cuidado com a ecologia urbana e/ou rural;
g) Cuidado com patrimônios ambientais da cidade e do estado.
Prevê-se, ademais, que o processo de alfabetização contenha, entre outros apoios, utilização de diversas fontes de pesquisa, recursos tecnológicos e produção de material de inspiração ambiental.
Ótimo o trabalho de vocês. Educação ambiental não é só reciclar e sim cuidar do socioamiental, que traga bem-estar e melhore as relações interpessoais.
ResponderExcluirParabéns para a escola!