sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ler, Brincar e Aprender com Poemas

1º ano A, Professor Willian


A leitura é um dos passos mais importantes para a aquisição do saber. O mundo da leitura nos leva à terra da aprendizagem sem fronteiras, ao mundo da imaginação que nos faz adquirir conhecimento ao mesmo tempo que o produzimos.

Para Paulo Freire (2001, p.11), “a compreensão crítica do ato de escrever não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, mas se antecipa na inteligência do mundo”. Compreende-se então, que a aprendizagem da leitura e da escrita não acontece de forma espontânea, ao contrário, exige uma ação sistematizada do professor, pois é o professor que deverá intermediar o processo da aquisição da leitura e da escrita aos alunos, oportunizando para que estes estabeleçam relações entre letras e sons e se coloquem como sujeitos produtores da sua aprendizagem.

A turminha do 1º ano A realizaram diversas brincadeiras com as rimas dos poemas lidos em sala, pois este gênero textual  convida o leitor a jogar com os sons e sentidos das palavras. Para as crianças, assim como para muitas pessoas, a poesia é rima, é algo bonito, é como uma brincadeira. Poema costuma ser identificado por sua forma gráfica com versos e estrofes. Porém, um de seus aspectos mais importantes é a sua capacidade de chamar atenção sobre si mesmo, ou seja, sobre a sua linguagem.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário