A leitura é um
dos passos mais importantes para a aquisição do saber. O mundo da leitura nos
leva à terra da aprendizagem sem fronteiras, ao mundo da imaginação que nos faz
adquirir conhecimento ao mesmo tempo que o produzimos.
Para Paulo
Freire (2001, p.11), “a compreensão crítica do ato de escrever não se esgota na
decodificação pura da palavra escrita, mas se antecipa na inteligência do
mundo”. Compreende-se então, que a aprendizagem da leitura e da escrita não
acontece de forma espontânea, ao contrário, exige uma ação sistematizada do
professor, pois é o professor que deverá intermediar o processo da aquisição da
leitura e da escrita aos alunos, oportunizando para que estes estabeleçam
relações entre letras e sons e se coloquem como sujeitos produtores da sua
aprendizagem.
A turminha do 1º ano A realizaram diversas brincadeiras com as rimas dos poemas lidos em sala, pois este gênero textual convida o leitor a jogar com os
sons e sentidos das palavras. Para as crianças, assim como para muitas pessoas,
a poesia é rima, é algo bonito, é como uma brincadeira. Poema costuma ser
identificado por sua forma gráfica com versos e estrofes. Porém, um de seus
aspectos mais importantes é a sua capacidade de chamar atenção sobre si mesmo,
ou seja, sobre a sua linguagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário