Tendo como ponto de partida o Marco Zero da escola somado as ecotécnicas propostas no fórum, apontamos aqui algumas ações para a adequação do espaço físico de nossa escola, pensando em torná-la uma escola sustentável. As ações estão acompanhadas do cronograma e dos recursos materiais e humanos necessários
Objetivo geral: Compreender o processo de sustentabilidade por meio das ecotécnicas da horta, arborização, técnicas de captação de águas e coleta seletiva de resíduos, respeitando as diversas formas de vida e cultivando novos valores.
Problemática ambiental: Necessidade de sensibilização ambiental em sua visão total e integrada, de adoção de princípios da sustentabilidade e desenvolvimento de um processo permanente que busque mudanças de atitudes para uma transformação socioambiental no ambiente escolar.
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Nº | 
Ações a curto prazo | 
Responsáveis | 
Prazo | 
Recursos | 
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01 | 
Efetivação de parceria com a Secretaria
  Municipal de Meio Ambiente para a implantação da coleta seletiva de resíduos na
  escola. | 
Direção | 
Junho/2013 | 
Ofícios 
Recipientes de
  resíduos sólidos | 
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02 | 
Promoção de uma campanha informativa junto
  à população local, enfatizando a importância da reciclagem e orientando para
  que façam a separação adequada do lixo produzido. | 
Coordenação 
Professores 
Alunos | 
Setembro/2013 | 
Impressão de
  cartilhas | 
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03 | 
Solicitação de apoio da Secretaria
  Municipal de Meio Ambiente e do viveiro municipal para o planejamento da
  arborização no entorno da escola. | 
Direção | 
Agosto/2013 | 
Ofícios | 
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04 | 
Avaliação da
  viabilidade e estudo de projeto de utilização de técnicas de captação de
  águas pluviais que servirão para fazer a irrigação da horta e a limpeza de
  pisos. | 
Direção 
Coordenação | 
Agosto/2013 | |
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Nº | 
Ações
  a médio prazo | 
Responsáveis | 
Prazo | 
Recursos | 
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01 | 
Conscientização
  da equipe da cozinha quanto a seleção e organização dos restos de comida para
  o reaproveitamento. | 
Direção 
Nutricionista | 
Outubro/2013 | |
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02 | 
Aquisição e organização
  dos materiais necessários à formação da horta. | 
Direção 
Membros da
  comunidade escolar interessados | 
Novembro/ 2013 | 
Mangueiras  
Fitas gotejadoras 
Enxadas  
Rastelos  
Sementes 
Regadores 
Arrancadores de
  incho 
Torneiras Abraçadeiras 
Luvas 
Fita vedarosca | 
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03 | 
Preparo do
  terreno e início da compostagem. | 
Membros da
  comunidade escolar interessados | 
Novembro/2013 | |
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04 | 
 Construção dos canteiros, plantio e manejo
  da horta escolar. | 
Professores  
Alunos | 
Março/2014 | 
Mudas | 
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Nº | 
Ações
  a longo prazo | 
Responsáveis | 
Prazo | 
Recursos | 
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01 | 
Realização de oficinas com a comunidade,
  verificando o aprendizado da agricultura ecológica. | 
Núcleo Mobilizador 
Comunidade escolar e local | 
Maio/2015 | 
Apostilas | 
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02 | 
Pesquisa sobre o desperdício de alimentos e o desenvolvimento do hábito de consumo de hortaliças, provocando mudança de hábitos e de
  atitudes relacionados à educação alimentar de alunos e suas famílias. | 
Nutricionista 
Professores | 
Abril/2015 | 
Paralelo ao processo de implantação da horta, a comunidade escolar cuidará de árvores frutíferas já plantadas em acompanhamento aos muros da escola e do arvoredo, no fundo do terreno da escola, que faz parte do Bosque dos Estudantes.
Planta baixa – redesenhada 
 

 
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