Tendo como ponto de partida o Marco Zero da escola somado as ecotécnicas propostas no fórum, apontamos aqui algumas ações para a adequação do espaço físico de nossa escola, pensando em torná-la uma escola sustentável. As ações estão acompanhadas do cronograma e dos recursos materiais e humanos necessários
Objetivo geral: Compreender o processo de sustentabilidade por meio das ecotécnicas da horta, arborização, técnicas de captação de águas e coleta seletiva de resíduos, respeitando as diversas formas de vida e cultivando novos valores.
Problemática ambiental: Necessidade de sensibilização ambiental em sua visão total e integrada, de adoção de princípios da sustentabilidade e desenvolvimento de um processo permanente que busque mudanças de atitudes para uma transformação socioambiental no ambiente escolar.
Nº
|
Ações a curto prazo
|
Responsáveis
|
Prazo
|
Recursos
|
01
|
Efetivação de parceria com a Secretaria
Municipal de Meio Ambiente para a implantação da coleta seletiva de resíduos na
escola.
|
Direção
|
Junho/2013
|
Ofícios
Recipientes de
resíduos sólidos
|
02
|
Promoção de uma campanha informativa junto
à população local, enfatizando a importância da reciclagem e orientando para
que façam a separação adequada do lixo produzido.
|
Coordenação
Professores
Alunos
|
Setembro/2013
|
Impressão de
cartilhas
|
03
|
Solicitação de apoio da Secretaria
Municipal de Meio Ambiente e do viveiro municipal para o planejamento da
arborização no entorno da escola.
|
Direção
|
Agosto/2013
|
Ofícios
|
04
|
Avaliação da
viabilidade e estudo de projeto de utilização de técnicas de captação de
águas pluviais que servirão para fazer a irrigação da horta e a limpeza de
pisos.
|
Direção
Coordenação
|
Agosto/2013
|
|
Nº
|
Ações
a médio prazo
|
Responsáveis
|
Prazo
|
Recursos
|
01
|
Conscientização
da equipe da cozinha quanto a seleção e organização dos restos de comida para
o reaproveitamento.
|
Direção
Nutricionista
|
Outubro/2013
|
|
02
|
Aquisição e organização
dos materiais necessários à formação da horta.
|
Direção
Membros da
comunidade escolar interessados
|
Novembro/ 2013
|
Mangueiras
Fitas gotejadoras
Enxadas
Rastelos
Sementes
Regadores
Arrancadores de
incho
Torneiras Abraçadeiras
Luvas
Fita vedarosca
|
03
|
Preparo do
terreno e início da compostagem.
|
Membros da
comunidade escolar interessados
|
Novembro/2013
|
|
04
|
Construção dos canteiros, plantio e manejo
da horta escolar.
|
Professores
Alunos
|
Março/2014
|
Mudas
|
Nº
|
Ações
a longo prazo
|
Responsáveis
|
Prazo
|
Recursos
|
01
|
Realização de oficinas com a comunidade,
verificando o aprendizado da agricultura ecológica.
|
Núcleo Mobilizador
Comunidade escolar e local
|
Maio/2015
|
Apostilas
|
02
|
Pesquisa sobre o desperdício de alimentos e o desenvolvimento do hábito de consumo de hortaliças, provocando mudança de hábitos e de
atitudes relacionados à educação alimentar de alunos e suas famílias.
|
Nutricionista
Professores
|
Abril/2015
|
Paralelo ao processo de implantação da horta, a comunidade escolar cuidará de árvores frutíferas já plantadas em acompanhamento aos muros da escola e do arvoredo, no fundo do terreno da escola, que faz parte do Bosque dos Estudantes.
Planta baixa – redesenhada
Nenhum comentário:
Postar um comentário