1. Compreender elementos naturais do espaço de vivência como (ar, água, pessoas, solo, rios, e outros);
2. Compreender elementos culturais (alimentação, habitação, vestuário, transporte entre outros)
3. Compreender a importância da preservação do ambiente para a sociedade;
4. Conhecer e respeitar seu espaço de vivência (sala de aula, bairro, casa, espaços públicos, patrimônio cultural);
5. Respeitar os direitos e deveres;
6. Reconhecer a necessidade de preservar e conservar a natureza e as edificações;
7. Perceber a necessidade do planejamento dos espaços como melhoria da qualidade de vida;
8. Perceber que as alterações nas paisagens podem ser realizadas de maneira equilibrada;
9. Conhecer atitudes de prevenção de acidentes domésticos;
10. Conhecer atitudes de prevenção de acidentes;
11. Comparar os diferentes ambientes e os respectivos comportamentos adequados em cada um;
12. Desenvolver cuidados com o ambiente;
13. Conhecer atitudes de prevenção a acidentes de trânsito;
14. Reconhecer a interferência do homem no ambiente como fator de desequilíbrio;
15. Reconhecer a interdependência dos seres vivos e o ambiente através da cadeia alimentar;
16. Reconhecer situações de equilíbrio e desequilíbrio ambiental onde o homem é parte integrante e dependente;
17. Reconhecer o processo de recuperação ou degradação ambiental de sua região;
18. Compreender questões ambientais relacionadas diretamente ao bem estar do ser humano (água, lixo, ambiente e saúde da população).
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