Elaine Silvia da Cruz Vieira
Francisco Gomes Vieira
Rosimeire Conceição Pereira França
Contatos
do autor principal: e-mail: elaines.cruzvieira@gmail.com,
telefone: (67) 3314-5051
Escola Municipal Professora Ana Lúcia de
Oliveira Batista - Campo Grande-MS
A Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu,
no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento
Sustentável (Rio+20), no período de 13 a 22 de junho de 2012, com o objetivo maior
de definir a Agenda 21 do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas,
a partir da discussão sobre como as esferas sociais e ambientais, além da
econômica, devem ser consideradas no desenvolvimento de um país. O
entrelaçamento das questões sociais, ambientais e econômicas foi considerada
condição necessária para os desafios do desenvolvimento sustentável com vista à
implementação de políticas públicas que priorizem ações locais para a inclusão
social e a conservação da natureza.
Nesse contexto, a educação
assume papel significativo na formação de uma geração que recebe a incumbência
de legitimar as decisões da Agenda-21 por meio de ações cotidianas de respeito
à vida do planeta, sustentadas por princípios e valores conscientes.
A proposta pedagógica da
Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, de permanência dos
alunos em tempo integral, tem como um dos princípios a educação ambiental, com
o objetivo de tecer o compromisso de fazer do meio ambiente referência
intrínseca do processo de aprendizagem. Esse princípio deve ser entendido como
um processo permanente em que os estudantes, juntamente com a comunidade, tomam
conhecimento do seu ambiente, vivenciando experiências e construindo valores,
atitudes, competências e habilidades para atuarem, individual ou coletivamente,
de forma crítica e responsável, na busca de soluções para os conflitos
presentes e futuros, relativos à problemática ambiental.
A percepção e a análise do
meio ambiente na comunidade local favorecem, não somente a visão reducionista
do senso comum que é apenas ecológica, mas sua compreensão como sistema composto
por fatores essenciais relacionados aos aspectos sociais, culturais, econômicos
e, também, ecológicos. Isto exige o conhecimento de técnicas e a efetivação de
ações conservacionistas e preservacionistas no ambiente escolar. Para tal, o
apoio da comunidade interna e externa se torna ferramenta imprescindível ao
sucesso da proposta e à mudança de atitudes e da concepção de educação
ambiental.
O Projeto Político
Pedagógico da Escola
Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista propõe um currículo com abordagem
de saberes e fazeres inter e transdisciplinares que promovam o desenvolvimento
de culturas voltadas à sustentabilidade e favoreçam a vivência de formas mais
saudáveis de vida, com a finalidade de provocar mudanças na realidade em que os
alunos estão inseridos. Nesse sentido, a escola enfrenta um grande desafio: promover
a formação de professores, alunos e a participação da comunidade escolar
externa para favorecer a sensibilização frente aos problemas ambientais e o
desenvolvimento de ações que propiciem a construção de uma sociedade, ambientalmente,
sustentável.
Essa meta conduz a escola a organizar um
currículo interdisciplinar e desenvolver, periodicamente, atividades de educação
ambiental que contribuem para a formação docente e discente.
Os educadores, ao perceberem que o bairro onde
a escola se insere não tinha uma arborização adequada, se preocuparam com o
tratamento do ambiente ecológico da escola e de sua redondeza. Elaboraram um
projeto de trabalho que envolveu os 570 discentes das 20 turmas da escola e exploraram
situações com os alunos valorizando os seguintes princípios: compreender
elementos naturais do espaço de vivência, compreender a importância da
preservação do ambiente para a sociedade e perceber que as alterações nas
paisagens podem ser efetivadas de maneira equilibrada.
Uma das ações realizadas pelos alunos, junto
com os seus pais e com os moradores do bairro, foi o plantio, no dia seis de
junho do ano de dois mil e nove, dia nacional do meio ambiente, de um arvoredo em
uma área de 868
metros quadrados , que ampliou a área verde da escola e
aproveitou melhor seu terreno de 17 mil metros quadrados, onde a área
construída é de, aproximadamente, 5.343 metros quadrados .
O viveiro municipal doou setenta mudas de
árvores e o técnico em agropecuária e gestor ambiental, Francisco Gomes Vieira,
auxiliou na seleção dessas mudas, optando, em maioria, por mudas de árvores nativas
para valorizar a flora regional. Contribuiu, ainda, com orientações relativas à
realização de covas, do plantio, da adubação e quanto aos cuidados no cultivo e
acompanhamento do desenvolvimento das plantas.
Os pais, as crianças e os funcionários da
escola plantaram vários tipos de árvores nativas e exóticas, como: jacarandá,
ipê amarelo, ipê rosa, angico, aroeira, pata de vaca, ingá, oiti, canafístula,
ébano oriental e flamboyant.
No dia vinte e dois de outubro de dois mil e
onze, as árvores, mais crescidas, receberam placas de identificação com seus
nomes populares e científicos. O espaço, que recebeu o nome de Bosque dos
Estudantes, atrai diversos tipos de pássaros e está se tornando um recanto
agradável para toda a comunidade escolar. Além disso, propicia a realização de
pesquisas, de estudos, a admiração da beleza do lugar, o usufruto de sombras
das árvores e, dessa forma, com certeza, já promove a qualidade de vida das
pessoas que vivem na região.
A ideia é que, ao aprender a
cuidar do meio ambiente interno, de forma criativa e com visão interdisciplinar,
os alunos possam se tornar, fora do ambiente escolar, propagadores de
conhecimentos e de atitudes cidadãs compromissadas com as questões ambientais e
capazes de transformar os contextos sociais.
É com essa expectativa que
os educadores da Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista promovem
a educação ambiental trazendo, para o interior da escola, problemáticas a ela relativas
e provocando vivências contínuas de situações que favoreçam a reflexão sobre o
meio ambiente, sem que estas estejam restritas a determinadas áreas do
conhecimento e a algumas datas especiais. É dessa forma que julgamos contribuir
para o alcance das metas estabelecidas na Conferência das Nações Unidas sobre
Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) ao fomentar a formação de nossos alunos
fundada em valores e juízos que, com certeza, resultarão em um mundo melhor.
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