Katyuscia Oshiro
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Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista
A Educação Ambiental no Currículo de Arte na Escola em Tempo
Integral – ETI Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista
A Escola de Tempo Integral
do município de Campo Grande tem como um dos princípios o Meio Ambiente,
composto por quinze objetivos, dentre eles estão: compreender elementos naturais do espaço de vivência como (ar,
água, pessoas, solo, rios, e outros); compreender elementos culturais
(alimentação, habitação, vestuário, transporte entre outros); compreender a
importância da preservação do ambiente para a sociedade; conhecer e respeitar
seu espaço de vivência (sala de aula, bairro, casa, espaços públicos,
patrimônio cultural); respeitar os direitos e deveres; reconhecer a necessidade
de preservar e conservar a natureza e as edificações; perceber a necessidade do
planejamento dos espaços como melhoria da qualidade de vida; perceber que as
alterações nas paisagens podem ser realizadas de maneira equilibrada; conhecer
atitudes de prevenção de acidentes domésticos; conhecer atitudes de prevenção
de acidentes; comparar os diferentes ambientes e os respectivos comportamentos
adequados em cada um; desenvolver cuidados com o ambiente; conhecer atitudes de
prevenção a acidentes de trânsito; reconhecer a interferência do homem no
ambiente como fator de desequilíbrio; reconhecer a interdependência dos seres
vivos e o ambiente através da cadeia alimentar. Esse princípio é discutido e refletivo,
por meio das problematizações ou projetos que são desenvolvidos através das
Atividades Curriculares Complemetares – ACC.
O Currículo na ETI tem uma
visão flexível, sendo compreendido como uma forma de organizar o estudo dos
alunos e assim garantir o aprendizado de qualidade. Esses momentos ocorrem por
meio do Tempo de Estudo nos Ambientes de Aprendizagem – AA.
Já as Atividades Curriculares
Complementares de Arte – ACC4 é oferecida pelas diferentes linguagens
artísticas: música, cênica e visual que visa buscar a valorização
dos conhecimentos estéticos e artísticos, bem como a autonomia dos alunos, pesquisa,
a investigação, a experimentação, a compreensão histórica, noções
de técnicas e o acesso
às formas de expressão artísticas que caracterizam a estética na contemporaneidade. Essas atividades ocorrem por meio dos projetos ou oficinas.
Nesse sentido, o grupo de Arte
tem desenvolvido seus projetos, oficinas e problematizações tendo como foco o
meio ambiente. A Arte Plástica aborda duas frentes com o papel reciclado com a
professora Fernanda Armel e assemblage com a professora Sandra Fedossi e Sandra
Nascimento. Na oficina de papel reciclado os alunos realizam a reciclagem do
papel e da vida para esse novo recurso confeccionando blocos de papel, caixa de
presente, bijuterias, entre outros. Por meio da assemblage o aluno cria uma
obra de Arte utilizando de tampinhas, anel de latinhas, entre outros materiais,
aquele objeto que seria lixo passa a ser reutilizado, ganha nova vida.
Os problemas ambientes são discutidos
e refletidos pelo e com Teatro na escola. A oficina de Teatro é desenvolvida
com o professor Renderson Valentim que acredita ser uma maneira de mudar a
visão do homem diretamente, sendo assim, é por meio dessa atividade que as
questões do meio ambiente são refletidas no contexto escolar, onde todos os
anos são realizados duas apresentações aos alunos, pais e funcionários sobre as
questões ambientais. O estudo do problema ambiental ate o texto teatral é
realizado pelos alunos, tendo o professor como o mediador desse processo.
A música também faz parte do
currículo e o professor Richard Kalbfleisch utiliza essa Arte por acreditar na
diversidade de estímulos e na absorção de informações. Na oficina de canto
coral os alunos, não só cantam ou escutam músicas, mas também compõem. Nesse
ano os alunos compuseram músicas para a mãe, trânsito feliz, preservação do
meio ambiente, entre outros.
Nesse
sentido, a proposta da escola acredita que o corpo docente deve destacar-se
também pela sensibilidade à causa do
meio ambiente, incluindo-se nisso, produção própria individual e do grupo.
Segundo, a direção deve ter em mente, como tarefa intrínseca do projeto,
cultivar o cuidado ambiental permanente, como parte integrante da formação do
aluno. Terceiro, sendo a escola referência ambiental da rede, deve colaborar
com a rede nesta causa.
Estamos
caminhando para formar cidadão crítico, reflexivo e participativo para termos
uma,comunidade, sociedade, um planeta melhor e sustentável.
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